sábado, 18 de setembro de 2010

O Sermão

Eram umas dez da manhã, e lá vou eu, saindo da escola onde acompanho as aulas, como estagiário. Como nosso supervisor gostava de dizer, nossa presença mudava um pouco a rotina da escola. Eu sempre imaginei que teríamos uma influência positiva nos alunos, e me esforço para que isso aconteça.
Nesse dia eu não passei em casa, como sempre faço antes de ir pra UFV. Fui direto, mas antes tive que passar numa copiadora pra pegar mais uma lista de exercícios. É aí que começa a minha história. Quatro páginas impressas depois, vem a pergunta "Quer que embrulhe num plástico?". Normalmente eu não faço isso, mas dessa vez, na última hora, "Pode sim.". Com as folhas embrulhadas, continuo o caminho, e, passando perto de um lava-jato, espirra água em todo o plástico que envolvia as cópias. Eu e as folhas estávamos intactos.
Moral da história: Ainda bem que eu peguei a porcaria de um embrulho de plástico na copiadora. Assim, enquanto o plástico secava pelo Sol forte, e pelo tempo seco daquele dia, eu ía pensando comigo. Alguém há de achar que existe algo sobrenatural sobre muitas coincidencias, e que o bem acontece com as pessoas que praticam o bem. Mas, ao longo da minha vida, tenho recebido algumas evidências do contrário. Enfim, você se lembra de, em algum momento, ter colhido algo que, no fundo, não plantou? O impulso de que precisamos varia muito de pessoa pra pessoa, mas no fim é isso: a gente só pode ter aquilo que se permite. Não existe essa de merecimento, existe chance, atenção e consequência - busca e conquista.
Nesse ritmo eu continuava caminhando pela reta da UFV, o que em tempos remotos eu fazia de madrugada, e tudo aquilo que eu achava que merecia foi desaparecendo. Tudo o que eu esperei, até hoje, não aconteceu. Tudo aquilo o que sonhei, ainda não se tornou realidade, pois ainda não lutei por isso.
"Ela se foi, e disse que eu não luto por aquilo que eu quero". Acho que finalmente entendi; o sermão valeu à pena. Desaparecidos ainda continuam desaparecidos...

Nenhum comentário: