terça-feira, 24 de agosto de 2010

A Revolta e a Reviravolta

A cidade estava enfumaçada, por causa da quantidade de carros. Alguns fogos de artifício também contribuíram um pouco. Nesse ambiente, lá vou eu para o centro da cidade encontrar uma amiga de longa data, que estava de passagem por Viçosa.
E sentados, na Pastelaria do Chinês, ela me dizia o quanto eu parecia adulto, e as coisas que eu tinha conseguido mudar, desde a última vez que tínhamos nos visto. Não é a primeira vez que eu tenho esse tipo de conversa. Enfim, ali ficamos por um tempo, e ela ia me contando as coisas que deixavam ela revoltada, no emprego que tinha arranjado. Gosto um pouco de ver as pessoas reclamando daquilo que as incomodam, porque isso as define, de certa forma. Aquela conversa me fez refletir mais fundo sobre o que me define. Se além daquilo em que acredito, o que me revolta também faz parte do que eu sou, o que será então?
Percebi que não me revolto com nada. No meio do trânsito que me levou até o centro, no meio da confusão da hora do rush de Viçosa (que garanto ser o inferno), não consegui achar nada particularmente revoltante. A única coisa que me revoltava, em toda a minha história, era a minha própria capacidade de complicar as coisas, em determinados momentos. Era a minha auto-defesa ligada no máximo, em momentos em que ela não era necessária.
Me revoltava saber que meu caso não era perdido, e que embora eu houvesse tentado de todas as maneiras seguir em frente, eu ainda não havia conseguido até aquele dia, até entrar na pastelaria e sentar naquela mesa. Essa sensação de inaptidão para esquecer das coisas me define, por ser o que me revolta. Mas não dizem que, quando não se pode vencer o inimigo, se deve unir-se a ele? As coisas que eu nunca disse, afinal, não vão se dizer sozinhas, ou me esperar pra sempre.
Ela seguiu caminho depois da visita, e eu saí desse "encontro às pressas" com vontade de andar, e olhando em volta comecei a analisar as pessoas novamente. Eu sou assim, não posso evitar... mas dessa vez eu ri de orelha a orelha.

Nenhum comentário: