sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Sob Controle

Já há um tempo em que eu venho ressaltando as virtudes e os fatores a serem levados em conta quando uma escolha aponta à nossa frente. Mas existe, em raras oportunidades, a opção de não fazê-las. Muitas vezes somos incapazes de perceber isso. Existe muita coisa, muita coisa mesmo, que nós podemos simplesmente deixar pra lá, e que ficam ocupando espaço na nossa cabeça, na nossa vida.
Eu sei disso porque já evitei tomar a mesma decisão muitas vezes, e ela sempre acaba me achando denovo. Isso não significa que já a tenha tomado. Deixei para a próxima vez.
Se existe uma forma de viver uma vida razoavelmente tranquila, é não resolver todos os problemas, apenas mantê-los sob controle. Sempre que você resolve um problema, ou toma uma decisão, um ou uma mais difícil aparece. Mas se você resolve aqueles problemas mais urgentes e mantêm os outros sob controle, sem pensar muito neles, isso evita que apareçam muitos novos problemas, e não perdemos o controle.
Eu sei exatamente quais são os meus problemas, e sei muito bem como resolver a maioria deles, mas alguns eu simplesmente não quero resolver, pois estão sob controle.
Mais importante do que saber tomar as decisões, é saber deixar de lado aquelas que na verdade não importam, aquelas que não nos afetam e só preenchem um espaço que poderia ser usado para outras coisas, ou até melhor, para nada.
Chega de tentar ferir o que não se pode matar.

E para os juizes desavisados da última virada: “Não pensem que eu não tenho sentimentos. Eu tenho e sempre terei. Simplesmente não ligo mais pra eles.”

Nenhum comentário: