terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Motivos pra se tornar uma Pessoa Melhor

Minha irmã está grávida, já há algum tempo. Nasce provavelmente em maio. Digo provavelmente porque nunca ninguém tem certeza. A gente mandou um cara pra Lua e não sabe quando exatamente uma criança vai nascer.
O caso é que eu vou ser, além de tio, o padrinho. E, além da felicidade trazida pela novidade, me veio uma preocupação: eu não sou o melhor exemplo de pessoa. Sou desleixado com minhas coisas (principalmente minha saúde), tenho uma meia dúzia de problemas mentais que devem estar listados em algum lugar, não tenho estabilidade econômica nem emocional, e nem sou o melhor dançarino de tango ou nadador.
Mas, às vezes, a necessidade nos faz tomar atitudes, nos empurra numa direção que não seguiríamos por conta própria. E assim, à medida que o tempo passa e o ano começa, eu vou fazendo o possível pra corrigir essas pequenas falhas, vou melhorando alguns aspectos da minha vida para os quais nunca dei atenção.
O que eu notei até agora é que dá pra fazer isso sem mudar quem você é. Esse é o grande medo que todo mundo tem. Será que, pra melhorar, você tem que se tornar uma pessoa completamente diferente? Mudar de amigos, mudar de casa, mudar suas influências? Eu descobri que cada um tira das influências aquilo que quer, mas o que faz toda a diferença é saber escolher o que vale à pena e o que não vale. Daqui a alguns anos eu vou ser a influência de alguém, e eu espero que essa pessoinha saiba tirar aquilo que importa.
Estou chegando lá. Ainda não sou completo, mas estou a caminho.

Nenhum comentário: