sábado, 18 de dezembro de 2010

"Ele vai lutar pela sua confiança."

Dizem que confiança não se compra, se conquista. Isso, a meu ver, é bem verdade.
Se bem que devo ressaltar que confiança é algo muito relativo. Em grande parte das nossas ações, a gente não pensa muito nisso. Normalmente a confiança que passamos é algo automático, com o qual não nos importamos até o momento em que falhamos. É como o seu dedo mindinho, do qual você só lembra quando dói. Enfim, confiança sempre foi um problema pra muita gente que eu conheci, eu mesmo já deixei claro que não sou confiável com alguns compromissos, e muitas vezes as pessoas têm que me cobrar as coisas. Mas a confiança que eu considero mais importante não é aquela sobre atos, é sobre as palavras. Pois veja, qualquer pessoa pode falar qualquer coisa, mas atos são imutáveis, irreversíveis e irrevogáveis - eles são a essência do que são.
Confiar no que uma pessoa faz é muito fácil, mas compreender que o que ela diz é aquilo que corresponde à sua verdade, é aquilo na qual ela se inspira para suas ações, é um exercício que exite prática, tempo, e principalmente, um registro intocável. É um teto de vidro, que é substituido por uma laje de cimento assim que a primeira pedra cai.
Tem gente por aí que não confia muito em mim, embora já tenham confiado. Mas além de dar toda razão, eu busco cada vez mais uma forma de ganhar essa confiança novamente. Ninguém pode evitar cometer atos desastrosos, que corrompem e destróem laços tão frágeis, por trás das montanhas que construirmos para nos protejer de tudo o que tem por aí, mas eu acredito que sempre há tempo para retomar um elo perdido.
Hoje em dia os laços verdadeiros são tão raros, não podemos nos dar ao luxo de perdê-los. Mais do que nunca, creio que todo sacrifício vale à pena.

Nenhum comentário: