quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Centros de Convergência

Vencemos mais um ano, e essa é finalmente a última postagem de 2010.
Geralmente é nessa época que encontramos os momentos que concentram a maior importância, aqueles pelos quais lutamos durante os últimos (quase) 365 dias. Eu posso dizer que, pra mim, esse finzinho de 2010 possui uma importância ainda maior, já que nesses últimos dias, e nos próximos dias, estão concentrados os momentos pelos quais eu lutei há cinco anos.
Eu finalmente parei pra pensar, esses dias, que encontrei meu centro de convergência, o nó essencial onde todos os caminhos se interligam. Nessa atmosfera de calor e otimismo, vou fazer as últimas matérias do meu curso de Física na UFV, vou consertar os últimos erros que ainda faltam, e muito em breve, espero, essa Guerra deve finalmente terminar - meu exílio se torna de minha escola em minha felicidade. Acho que é isso que importa, pra qualquer pessoa do mundo: encontrar aquilo pelo qual se luta sem saber, e sem esperar. É ver as coisas começarem a dar certo, ver o grande sistema do mundo começar a nos recompensar pelos nossos esforços. No meu caso, devo dizer, o mundo não precisou mudar - eu precisei.
E tudo consiste em encontrarmos nossos centros de convergência, a meta que traçamos em tempos longínquos. Foi só durante esse ano que eu aprendi como se deve fazer isso. Deixei grande parte da minha insegurança de lado, me preocupei em descobrir o que as pessoas tem a me oferecer e o que elas realmente são, ao invés de simplesmente bolar inúmeras teorias sobre o que está acontecendo lá fora, longe dos meus olhos. Em seguida, vem a parte mais difícil: me permitir ter aquilo que eu quero. Se eu vou levar uma lição preciosa desse ano, é essa: Devemos lutar por aquilo que queremos - não vale a pena ter nada sem esforço.
Então fica aqui a minha recomendação, para os desavisados da passagem da data, que com certeza verei denovo quando os números mudarem: "Muito daquilo que acontece não pode ser revertido, e isso é suficiente pra que a gente perca muita coisa, suficiente pra que a gente fique pelo caminho em certos objetivos. Só que apenas ações são capazes de reverter ações. Um dia após o outro, seja ele no início, no meio ou no fim do ano, nossos sonhos voltam pra casa, chegam aos nossos centros de convergência; é só não esquecer deles. É só lutar por eles."
Boas festas.

Nenhum comentário: