domingo, 17 de janeiro de 2010

No Centro do Perigo

Hoje é Domingo.
É o dia em que as famílias "invadem" a UFV, e é o dia em que eu verdadeiramente não costumo fazer nada. Também é o dia em que, aparentemente, os preparativos para mais uma formatura vão chegando ao fim. As tendas colocadas no jardim, os enfeites, e logo haverá baile e colação de grau, não necessariamente nessa ordem.
Se eu tivesse feito tudo como deveria, poderia estar me formando agora. Se eu tivesse decidido que faria tudo o mais rápido possível, se tivesse me arriscado mais, eu atravessaria aqueles portões com um diploma, ainda esse mês. E pensando melhor, se eu não tivesse atrasado um ano no meu vestibular, já teria feito isso ano passado. Se eu não tivesse escolhido 2005 como um ano de férias, eu não estaria aqui, olhando esses preparativos sendo feitos não-pra-mim. Tanta coisa passou pela minha cabeça, enquanto passava por aquele pedaço de caminho que tantas vezes eu cruzei com sono, às vezes feliz, às vezes triste, e na maioria delas fazendo aquilo que eu acreditava ser certo, que eu achava que era o melhor pra mim, ainda que não fosse para os outros.
Tanta coisa, entre uma decisão e outra, deixou de aconteceu quando eu achava que deveria, quando, depois que o tempo havia passado, pensei que deveria ter sido diferente.
E foi daí que eu tirei uma importante lição. As coisas realmente só acontecem porque e no momento em que precisam acontecer. O que eu achava que devia acontecer e não aconteceu, então, perdeu seu significado. Eu não sou feito das coisas que não aconteceram, e estou orgulhoso do caminho que eu segui, seja ele bom ou mal.
Já estive no centro do perigo, não tenho mais arrependimentos. Isso é tudo o que importa.

Nenhum comentário: