segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Nós Somos Vacas

Quando um bando de vacas resolve subir uma montanha, elas o fazem seguindo um caminho predeterminado. Geralmente elas a contornam, subindo em espiral. Esse é, de fato, o caminho mais fácil até o topo, e salta aos olhos que também é o que leva mais tempo. O interessante dessa "historinha" é que no caminho, as vacas deixam, então, uma trilha que as outras seguem. Assim, as outras vacas - as que não conhecem o caminho - seguem essa trilha.
Nós, como sugere o título dessa postagem, somos vacas.
Nos sentimos seguros por trilhar caminhos que outros já trilharam. Acreditamos cegamente na verdade do próximo, subestimando nossa importância na construção do caminho. Somos as vacas que seguem a trilha, quando podiamos ser as que trilham. Por quê? Porque nascemos assim, com a trilha já pronta, e o mundo anda rápido demais para que se possa pensar nisso.
Se eu faço essa reflexão hoje, se venho com esse assunto agora, é porquê acabei percebendo que o motivo que tem movido a minha vida ultimamente é a mais pura forma de egoísmo: Não ser esquecido.
Se há uma coisa que eu aprendi convivendo com as pessoas é que elas não vivem sem amor. Elas precisam amar alguma coisa, precisam desejar alguma coisa, algo que lhes dê sentido. Uma vez que eu já tenha, como venho deixando claro há algum tempo, isolado uma parte "ruim" das coisas que eu sinto do resto do meu corpo, passei a me perguntar porque é que eu vivo.
Eu vivo só pela curiosidade do que vai acontecer, só pra saber como isso vai acabar, e principalmente, pra deixar uma marca. Esse é, se a gente pensar bem, o nosso verdadeiro objetivo neste mundo. Mesmo pra quem ama, o sentido é esse. É isso o que justifica o nosso amor pelos iguais. E é o que justifica o amor dos bois pelas vacas. Continuar existindo pelos seus. Deixar sua marca e ser eterno.
Vamos deixar nossa marca, por amor ou por egoísmo. Vamos ser as vacas que trilham o próprio caminho.
Nós e elas somos iguais de qualquer jeito mesmo...

2 comentários:

Anônimo disse...

As vezes nos por puro comodismo acabamos nos esquecendo do nosso próprio desejo do nosso verdadeiro eu... para seguir caminhos mais simples... aqueles que ja estão ali prontos... deveriamos ser os primeiros da fila;;; hOJE deixo de ser uma vaca pra ser eu seguindo o meu caminho... não o mais rápido mais o único! AMoo vc o texto fiko linddooooo

Marco Antonio disse...

muito bom!!