quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Compreender e Perdoar

Já fazem anos que essa minha guerra vem sendo travada, e hoje senti a necessidade de falar sobre alguém que me fez suportá-la até hoje.
Não direi seu nome, nem direi como ele era, pois seria trair sua sobriedade, e sua imagem de responsabilidade. Tudo o que posso dizer sobre ele, é que ele me ensinou a entender as pessoas, a compreender seus motivos.
Quando se compreende os motivos de alguém, dizia, somos capazes de perdoar o que foi feito, o que é feito, e até o que será feito. Pude perceber, desde cedo então, a verdade sobre o perdão. Não perdoamos jamais quem não compreendemos.
Para entender as pessoas não devemos olhar para o que elas fazem, mas para o que elas são, pois o que elas são determina as suas ações e não o contrário. Saber o que uma pessoa é faz compreendermos seus motivos - e é por isso que, talvez, seja muito mais difícil. Com o tempo, fica cada vez mais difícil achar quem compreender, e ainda mais difícil quem nos compreenda.
Ainda assim, uma resposta tão simples sobre como entender as pessoas não denota facilidade em por em prática. Exige exercício, exige paciência, e exige, antes de mais nada, uma escolha: uma vez que aprenda a entender as pessoas, nunca mais conseguirá viver entre elas sem se sentir diferente. Deixa-se de fazer parte do todo e passa-se a observá-lo por fora. Acredite em mim quando digo, não foi a melhor escolha que já fiz, mas faria denovo se pudesse. Isso porquê fui muito bem ensinado, muito bem orientado, e faria tudo denovo.
Esse é o verdadeiro teste para uma escolha.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Exige exercício, exige paciência, e exige, antes de mais nada, uma escolha: uma vez que aprenda a entender as pessoas, nunca mais conseguirá viver entre elas sem se sentir diferente." Achei a parte mais interessante do texto... acho que quero ser para todo sempre como os outros, comprender as pessoas seria como deixar de me entender, mais são assim que se fazem escolhas né maninhooo? amoo... bjo diferente!