quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

"Você é a pessoa mais inteligente que eu conheço."

Já me disseram, há algum tempo, que eu encontro as qualidades das pessoas quando converso com elas, mas basta um olhar e eu encontro todos os defeitos.
Talvez não seja pela forma como as coisas são, mas apenas pela maneira como eu as encaro. Desde pequeno, tudo aquilo que valorizei foi aquilo que as pessoas me diziam, nunca aquilo que faziam, ou como se pareciam. A maioria das pessoas com o qual tive prazer de conversar tinham realmente algo a dizer, e eu tinha realmente algo a aprender com elas. Eu nunca, nunca perdi uma oportunidade sequer de aprender à moda antiga, enquanto um fala e o outro escuta. Só escuta.
Geralmente, não gosto muito do que vejo.
Aconteceu com um jovem que acompanhei durante um tempo. Ele era pouco mais novo, e nós costumávamos conversar às vezes. Ele tinha algo a me ensinar, embora nem mesmo ele soubesse disso. Enfim, com o tempo, nos afastamos, e passei à apenas vê-lo de vez em quando.
Em oitenta por cento do que você diz, você não usa palavras.
Ele havia mudado completamente, estava uma pessoa diferente. Sua aparência tinha melhorado, sua postura e o jeito de se vestir mudaram, e à partir de algum momento, durante a minha ausência, tudo o que ele tinha para ensinar se perdeu. Tudo aquilo que mais admirava nele desapareceu, e só ficaram os defeitos, que eu de longe percebia. Não havia mais nada o que dizer, o que aprender, o que ouvir. Nele nada soava além de uma impecável casca vazia.
Hoje faz pouco mais de um ano que não o vejo. E nesse intervalo de tempo às vezes me pego pensando o que minha presença em sua vida poderia ter feito para evitar tal desgraça, e que mal o aguarda que eu poderia ter evitado. Uma dose de culpa, alguém há de imaginar, às vezes faz bem. Só queria que as pessoas soubessem que elas não precisam ser tudo aquilo que as pessoas esperam que elas sejam: Sua família, seus amigos, seus amores. Ninguém pode agradar a todos. Queria que soubessem que um dia uma alma se perdeu por pensar assim, e ela ainda está perdida. Aos poucos, mergulha para a morte.
Ela se perdeu e está onde eu já não posso encontrá-la.

Nenhum comentário: