quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Hibernação


Dia seis desse mês fizeram 5 anos desde a morte do Weaver. Normalmente, no aniversário da morte dele, eu tiro o dia pra pensar no que eu fiz até agora, se tenho vivido dentro das espectativas dele, ou feito justiça à sua memória. Ele sempre me dizia que era minha responsabilidade viver por nós dois, e que a minha vida era a que ele queria ter, era a que ele teria.
Passei quase um mês em hibernação - falando pouco, longe de tudo, aproveitando meu tempo livre pra não escrever nada, não desenhar nada, não fazer nada. Acordava sempre meio-dia, e ia dormir às 4 da manhã, como nos velhos tempos.
Em um desses dias, sem fazer nada, fui à Biblioteca da UFV, aqui em Vice City, pra ler qualquer coisa antiga, sei lá, buscar inspiração no trabalho de gigantes. E com o livro do Rubem Alves, Filosofia da Ciência, debaixo do braço, fui me acomodar em uma das mesas da sala de estudos.
E eu vi, então, aquela moça tirando o meu amado "Terra dos Homens" do Exupéry da bolsa, e fiquei pensando se não era disso que eu estava precisando: alguém para conversar sobre as coisas, alguém que me entendesse completamente, alguém que gostasse, de fato, das mesmas coisas que eu. Mas, então, lembrei de uma limitação da qual já havia sido avisado: "Se você estivesse com alguém agora, esqueceria essa história de escrever livro, pararia de passar as noites acordado, escrevendo as coisas, e começaria a viver durante o dia, como todas as pessoas normais. Se estivesse com alguém agora, jamais estaria fazendo aquilo que está fazendo nesse momento.". Eu me levantei e fui andando de volta ao Departamento de Física, para longe de onde a mulher perfeita estava sentada.
O objetivo de todo mundo é a felicidade, certo? Errado! Se eu me enganar em uma busca cega pela felicidade, eu perco aquilo que, no fundo no fundo, me faz uma pessoa melhor. Eu tenho que criar um mundo onde uma amiga possa criar seus filhos, e isso, de maneira estranha, me aproxima das pessoas.
É isso o que eu digo pra mim mesmo, mesmo que eu não esteja enganando a mais ninguém. Todos sabem que a verdade é que eu estou me afastando, deixando tudo pra trás.